O Promotor de Justiça da Comarca de Ribeira do Pombal, Dr. Fábio Nunes Bastos Leal Guimarães, expediu recomendação para coibir a prática de Nepotismo nos municípios de Ribeira do Pombal e Banzaê.
Os gestores, tanto do Poder Executivo como do Legislativo, responderam ao Ministério Público. O fato curioso foi que no município de Banzaê cidadãos se reuniram e preparam um documento listando mais de 30 casos de suposto favorecimento de prática do NEPOSTISMO - que pode ser direto, quando a nomeação acontece dentro da estrutura governamental do mandatário. Exemplo: o prefeito nomear parentes para cargos na Prefeitura que governa; ou cruzado quando o parente é nomeado para outro poder, na tentativa de enganar os órgãos fiscalizadores. Exemplo: Vereador que solicita do prefeito a nomeação de algum parente em cargos da prefeitura. Ou ainda quando municípios vizinhos fazem essas nomeações. Também pode ocorrer a contratação de um parente do chefe dos poderes e este parente ficar a disponibilidade de um outro Poder, exemplo Tribunal de Justiça, TRE, TCM, TCE, MP, TRF e outros -, e protocolarem na Promotoria de Justiça.
A lista feita pelos cidadãos seria uma contra prova para o Ministério Público comparar com a enviada pelo Poder Executivo. Verdade que é um momento de expectativa para situação (aliados da Prefeita) e da oposição (que deseja ver a recomendação ser cumprida a risca). Pode-se até dizer que isso é como se fosse o VAR (Video Assistant Referee) do futebol, porém esse árbitro de vídeo está sendo representado por cidadãos. Isso pode mostrar que qualquer cidadão pode fazer o papel que nenhum vereador faz, por conveniência ou por omissão. Fonte: Blog Montenius
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários aqui feitos são de total responsabilidades de seus autores. O Olho Vivo Banzaê se isenta de qualquer culpa.